Maria Cecília Candelore: PEQUI COM RABADA

13 de novembro de 2010

PEQUI COM RABADA

O que me fascina na culinária são seus sabores pragmáticos.
Ou você ama ou detesta.
Este é o caso do pequi, um fruto típico do nosso cerrado brasileiro, que entra em safra de novembro a fevereiro.
Ele tem sabor muito exótico, marcante, aromático e forte,portanto temos que ter cuidado para associá-lo a outro ingrediente.
Hoje andando pela Av. Fernando Vilela me deparei com um vendedor ambulante e não resisti, resolvi criar esta receita;por incrível que pareça,a mistura desses dois sabores tão marcantes ficou super equilibrada(inclusive no quesito aroma) e muito saborosa. Aprovei !!!
Dicas
 - o pequi deve ser comido apenas com as mãos, jamais com talheres.
 - deve ser levado a boca para então ser "raspado" - cuidadosamente - com os dentes, até que a parte amarela comece a ficar esbranquiçada e parar antes que os espinhos possam ser vistos.
RABADA COM PEQUI

Ingredientes:
1.200 g  rabada cortada em pedaços
1 cebola grande em cubos
8 dentes de alho
1 litro pequi  descascado

Modo de Fazer:
Lave e limpe bem os pedaços de rabada, retirando o excesso de gordura.
Refogue em uma panela de pressão o óleo, 4 dentes de alho amassados e metade da cebola em cubos e após dourar, acrescente a carne, pimenta fresca e sal a gosto.
Deixe dourar por 20 min mexendo.
Acrescente água pela metade e deixe cozinhar em pressão por 35 min avaliando sempre a água. Se necessário vá pingando água quente aos poucos.
À parte, refogue com óleo os 4 alhos restantes,a cebola, o pequi e uma pimenta de cheiro, acrescente água ate cobrir e deixe cozinhar por 30 min, também pingando água quente aos poucos.
Escorra o óleo da panela, deixando somente a carne acabando de dourar. Acrescente o pequi  em molho na carne e finalize com salsinha fresca picada.
Dica : a neutralidade do arroz branco faz acompanhamento ideal para a densidade deste prato

Nenhum comentário:

Postar um comentário