Maria Cecília Candelore: FILE DE PEIXE Á MODA

6 de dezembro de 2010

FILE DE PEIXE Á MODA



“ Vou começar esclarecendo sobre o peixe “Badejo” ou” Abadejo”

 Badejo é aquele peixão nobre, de filés pedaçudos, carne densa, aparentado de espécies com alto teor de gelatina como a garoupa e o cherne. Vem do nosso litoral, de norte a sul. Mas, últimamente, os que têm chegado até nós foram pescados em geral na faixa entre Rio e Bahia. Estão rareando, infelizmente. Mão são cosa buonissima, como dizem os italinos.

Já os abadejos disponíveis por aqui são outra coisa. Peixes mais simples, com aqueles filés mais chatinhos, sem o sabor e a delicadeza do badejo. Lembram a merluza, para comparar. Muitos vêm do Atlântico Sul, lá da costa argentina, por exemplo. Chegam congelados e embalados.

Sobre o  Peixe Saint Peter atualmente em moda é um tipo de tilápia. Entre as mais de 100 espécies, a tilápia vermelha é também conhecida por Saint Pierre. Pertencente à família Cichlidae trata-se de um peixe de escamas de água doce, desenvolvida em Israel, que vem sendo introduzida em quase todo o Brasil.
Gosto muito dos dois por serem de carne bem branquinha e sem aquele cheiro forte.


FILES DE PEIXE Á MODA

Ingredientes:
4 filés de Saint Peter, badejo ou surubim inteiros pequenos e sem pele Sal e pimenta
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 ramo de salsa e fatias de limão para decorar
200 g de manteiga

50 g de champignons laminados salteados com salsinha e alho
30 g de alcaparras


Modo de Fazer:
Lave os files em água e limão e deixe de molho por 20 min. em geladeira.
Enxágüe retirando todo limão, tempere sal, alho e pimenta (a gosto), coloque 3 colheres de sopa de leite e deixe mais 15 min. em geladeira.
Em uma panela de vapor, arrume os filés, tampe e deixe cozinhar sem virar por 20 min.
Á parte em uma frigideira, doure na manteiga o alho e a cebola. Acrescente o champignon e as alcaparras e finalize com a salsinha e o caldo de limão. Arrume em uma travessa o peixe e jogue por cima o molho. Se quiser pode dar uma gratinada no forno por 10 min.
Este peixe fica bem macio e clarinho e de certa forma mais light do que dourá-lo na manteiga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário