Maria Cecília Candelore: EMPADÃO GOIANO

30 de janeiro de 2011

EMPADÃO GOIANO


As culinárias regionais lutam para preservar a essência e a valorização dos produtos da terra; apesar da globalização.
 O Brasil sendo este país enorme possui diversos tipos de culinárias espalhadas pelo país, existem três grandes tendências que são a portuguesa, a indígena e por ultimo a tendência africana, em todo o país cada região tem suas características peculiares; somente São Paulo e Rio de Janeiro têm maiores influencias estrangeira.
 As Marias espalhadas por este Brasil afora é que se tornam artistas do fogão produzindo as delicias muitas vezes com segredos escondidos a “sete chaves” passadas de geração á geração. Vamos dividir estes diferentes sabores.
Estive final de semana em Caldas Novas, região Centro-Oeste e uma das principais cidades do Estado de Goiás. Cidadezinha turística e com uma gastronomia bem       regional com seus cheiros, coloridos e sabores fortes.                                            
Vou deixar aqui um prato delicioso, experimentado e aprovadíssimo por mim.
De um empadão para outro, há variações principalmente nos ingredientes do recheio, com a retirada de uns e inclusão de outros, daí; usemos a criatividade.

EMPADÃO GOIANO


-1/2 kg de farinha de trigo
-250g de manteiga gelada (mas já amolecida) ou 250g de gordura
-03 ovos
-01 colher (café) de sal
-leite gelado (o necessário para amassar)

Ingredientes para o recheio:
-01 frango (ou 3 coxas com as sobre coxas)
-200g. de queijo fresco ou prata
-200g de pernil
-200g de lingüiça de porco
-04 ovos
-opcional: 1 xícara de guariroba cortada em rodelas fininhas e previamente preparada e cozida.

Modo de fazer a massa:
Coloque a farinha numa bacia, faça um buraco no meio e coloque a manteiga ou gordura, 2 ovos e o sal. Misture com as mãos. Vá acrescentando leite gelado aos poucos e amassando com as mãos, até que fique uma massa homogênea, macia e soltando das mãos. Reserve.

Modo de fazer o recheio:
Faça um frango ensopado ao molho de tomate. Deixe o molho mais grosso. Desfie-o em pedaços pequenos (não deixe desmanchar). Pique o pernil em pedaços pequenos, tempere-os, refogue-os bem e deixe-os cozinhar até que fiquem macios. Faça o mesmo com a lingüiça.
Cozinhe os ovos, pique-os e reserve.
Corte o queijo em pedaços pequenos.
Misture tudo com o frango sem mexer muito.

Montagem:Divida a massa em 2 partes, sendo uma maior que a outra. Unte um pirex médio ou em 6 formas de empadão com manteiga e reserve.
Pegue a parte maior da massa, coloque-a entre 2 folhas de plástico e abra-a com o rolo.
Forre a pirex ou as formas com esta massa no fundo e nas laterais. Bata a clara do ovo restante com um garfo e passe-a sobre a massa para impermeabilizá-la (reserve a gema) e fure-a com um garfo. Leve para pré-assar por 10 minutos. Retire do forno e reserve. Depois que esfriar um pouco, coloque o recheio frio e cubra com a massa restante (que também foi aberta, entre 2 plásticos, com rolo). Bata a gema com 1 colher de água e passe com 1 pincel sobre a massa.
Leve para assar em forno médio

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário